Áreas de Atuação

Os docentes do Instituto Federal de Goiás têm atuado nas diversas áreas da Inteligência Artificial, seja de forma aplicada ou na criação de novos algoritmos. Abaixo destacamos algumas destas areas e projetos.

Inteligência Energética

Sendo a Inteligência Artificial uma área pervasiva, nada mais sinérgico que sua a aplicação em energias, independentemente de suas fontes. Seguindo essa linha, os projetos desenvolvidos por professores do IFG têm como foco o desenvolvimento de soluções de energias provindas de fontes renováveis, buscando alternativas para promover o desenvolvimento de processos sustentáveis. Estacamos aqui a Unidade EMBRAPII de Eficiência Energética IFG, que tem levantado diversas demandas em IA. Alguns dos nossos projetos: Simulador multiagente para o mercado de energia, Otimizadores para despacho de usinas e Otimizador de gestão de contratos bilaterais no mercado de energia.

Processamento de Linguagem Natural

Na história da Inteligência Artificial, o pesquisador Alan Turing propôs um importante teste nos anos 50 (chamado de teste de Turing), o objetivo era avaliar a capacidade da máquina de alcançar a inteligência humana, justamente em uma tarefa de demandas linguísticas. Estas demandas se mantem ainda mais contemporâneas, e os professores do IFG estão alinhados a elas. Projetos nesta linha se destacam como: Talk2Me - Tratando de textos de pessoas com tendências suicidas e Classificação Hierárquica de Texto: Análise de algoritmos na base de dados do TCE-GO e proposição de um novo algoritmo.

Sistemas de Recomendação

Que tal um dispositivo capaz de acertar seu filme favorito para uma sexta-feira a noite ou num domingo pela tarde? Com a grande quantidade de informações sobre nós nos sistemas que interagimos, basta uma boa combinação de algoritmos e introdução de alguns conceitos para construirmos os Sistemas de Recomendação. Nesta linha, alguns projetos dos nossos professores são: Sistemas de recomendação multiobjetivo individualizado e sensível ao risco e Sistemas de recomendação em instituições de ensino e pesquisa.

Big Data e Computação em Nuvem

Com a grande quantidade de dados que as empresas precisam processar, sem precedentes na história, os conceitos de Big Data se fazem ainda mais necessários. Junto a isso, utilizar recursos computacionais espalhados nas ditas clouds, se mostrar uma combinação bastante adequada. É com essas demandas que nossos professores têm trabalhado em projetos como: Alocação eficiente de recursos em nuvem (visando otimização de custos), Sistemas tutores inteligentes utilizando redes neurais SOM e Treinamento automatizado utilizando conhecimento do especialista e mapas de Kohonen.

Pecuária de Precisão (Pecuária 4.0)

Desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras explorando a produção, análise e atuação baseadas em modelos inteligentes, visando agregar valor nos diferentes estágios da cadeia produtiva do agronegócio. Alguns projetos/produtos de maior destaque: Predição do preço pago ao produtor de leite, reconhecimento de animais por imagem, otimização de nutricional, detecção de anomalias baseadas no comportamento animal.

Aprendizado de Máquina

Em meio a tantas aplicações, existe sempre a base, os fundamentos que permitem serem aplicados. Nossos professores também possuem forte contribuição na construção de novos algoritmos, seja para Classificação Automática de Texto, Aprendizado de Ranqueamento ou mesmos nos mais recentes modelos Deep Learnings. Alguns projetos nesta linhão estão, Stacking (Blending) of Deep Learners, Bag of Textual Graphs, Redes Neurais Profundas no Reconhecimento de Voz e Algoritmos Deep Forests aplicados ao Aprendizado de Ranqueamento.

Sistemas Tutores Inteligentes

Diversas áreas têm trabalhado em pesquisas de novas tecnologias, modelos e metodologias para se aplicar na educação a distância e em sistemas de ensino computadorizados. Nessa linha, os Sistemas Tutores Inteligentes utilizam a Inteligência Artificial em ambientes virtuais de ensino que assimilem um comportamento semelhante ao do tutor humano (professor), sendo capaz, entre outras coisas, de oferecer um ensino adaptativo, reativo, flexível e personalizado. Membros da equipe já atuaram no Projeto de Desenvolvimento de Sistema Tutor Inteligente Utilizando, com publicações nacionais e internacionais, além de personalização do ambiente Moodle (Eletrobrás).

Inteligência em Negócios

As organizações atualmente têm à sua disposição, de forma direta ou indireta, uma larga quantidade de dados que podem auxiliar na tomada de decisão adequada. A Inteligência Artificial utiliza-se de várias tecnologias, dados e conhecimento de negócios para produzir as informações necessárias para garantir as suas sobrevivências, auxiliar no planejamento estratégico e autoconhecimento organizacionais. Neste contexto, membros da equipe já atuaram em projetos como: O Uso de Soluções Multiagente para Refinar o Cadastro Técnico Georrefenciado em uma Distribuidora de Energia (Celg D) e Gestão Inteligente de Armazenamento e Movimentação de Recursos Materiais Utilizando RFID, IA e GPS (Enel).